18 de jun. de 2008

puêra branca

meu amoh,
eu nun mim sujei
no meu terrêro di Umbanda.
se desligue dessas propaganda
di sabão,
qi cê vê pera tevê.
e veja si nun bota banca,
porqe

puêra branca
aqi tem!
si eu tivesse sujo, meu bem,
eu tava branco, qi nem
você.
aqi a puêra é branca,
ô, se toca!
si tu nun ecredita, meu bem,
vem barreh lá na minha maloca!



infelizmente,
sujismunda qem tá é você, meu amoh,
porqe essa sua mente
tá encardida di preconceito e rancoh.
nun dê coh pà sujêra, meu bem.
nun teve um dia siqeh
qi, dispois da cahapuêra, eu nun tenha
nadado num igarapé.




puêra branca
aqi tem!
si eu tivesse sujo, meu bem,
eu tava branco, qi nem
você.
aqi a puêra é branca,
ô, se toca!
si tu nun acredita, meu bem,
vem barreh lá na minha maloca!

ê, lá na minha maloca...
na minha maloca, tem bassôra!
- ê, lá tem bassôra, camará!
lá na minha maloca, tem bassôra
e é pa barreh!
- ê, é pa barreh, camará!

puêra branca
aqi tem!
si eu tivesse sujo, meu bem,
eu tava branco, qi nem
você.
aqi a puêra é branca,
ô, se toca!
si tu nun acredita, meu bem,
vem barreh lá na minha maloca!

infelizmente,
sujismunda qem tá é você, meu amoh,
porqe essa sua mente
tá encardida di preconceito e rancoh.
nun dê coh pà sujêra, meu bem,
qi nun teve dia ninhum
qi, dispois da cahapuêra,
eu nun tenha me acompanhado di Oxum!



[aqi, um ô mais canto pra Oxum...]

puêra branca
aqi tem!
si eu tivesse sujo, meu bem,
eu tava branco, qi nem
você.
aqi a puêra é branca,
ô, se toca!
si eu tivesse sujo, meu bem,
tava branco, qi nem tapioca!



5 comentários:

Groucho KCarão disse...

botah banca= pra qem nun sabe, é o mermo qi "botah boneco", "implicah", "se incomodah".
barreh= varreh.
maloca= casa pobe.
sujismunda= não tenho certeza si essa palavra tá nos dicionário. caso não teja, qeh dizeh "suja", "imunda". (isso é um pôco óbvio, né?)
cahapuêra= é a capuêra, ô "capoeira", cuma o povo costuma escreveh. supono qi ela se origine do tupi, dos termo "caha" e "puêra", ambos siguinificano "mato", escrevi "cahapuêra".
igarapé= riu comum na Amazonha.
bassôra= vassôra.
tapioca= fico triste si alguém não subeh o qi é... comida típica do nosso país, principalmente aqi no NE. eu devia teh posto ua foto dela, di qualqeh forma, maz já tinha essas otras duas, no final...^^
axé.

Groucho KCarão disse...

é ua muzguinha qi fiz, em rítimo di capuêra e/ô samba, ecetuano o momento do canto pa Oxum, qi tem a base tradicional do rito nagô. fiz essa muzga pa contrariah a idéa di qi o branco é a coh da "pureza", da "limpeza", teno por base minha experiência própia aqi em Horizonte, onde a puêra qi costuma sujah os móve, a casa, é ua puêra branca. se costuma dizeh qi nêgo é nêgo por causo da sujêra, entãuce, mostrei ua situação em qi o rapaz - qi pode seh eu mermo, pardo(^^) - reclama prà mina qi é muito limpo e tal... quanto às foto, butei dois capuêra na praia (di arêa branca...), a deusa da beleza e da agua doce, em dois momento, e, no fim, duas foto di nosso maracatu ciarense. a primêra, com dois indivíduo pintado di preto; a segunda, do Maracatu Az de Ouro, sem os rosto pintado - o rosto é escuro di nacença. saravá pretume! axé.

Deuzimar disse...

Passei uma hora escrevendo um comentário. Acabei perdendo, não conseguir postar, agora tô canssado. Eu também no gosto de branco não. Eu gosto é de Capota. Até a revolução Sinhôpcariana.

Groucho KCarão disse...

tu cria o comentário no word ô no wordpad ô no bloco di nota, aí dispois copia pro blog. assim, evita perdeh. já perdi muita coisa. é muito chato! brigado, di qualqeh forma. maz eu gosto di branco. só qi branco e preto são coisa diferente maz sem desigualdade na qualidade. axé.

Deuzimar disse...

Acho que me expressei mal, não é que eu não goste de branco, as pessoas são diferentes, independente de sua cor. Também sei que você gosta de branco, mais dependerá do branco. Quando usei a categoria branco estava pensando em um branco abstrato, não o indivíduo de cor branca, mas a certos indivíduos (brancos/pretos/amarelos/pálidos/etc)que são representantes da minoria dos humanos que detém, poder, riquezas, influência, e que não basta-se o fato de estarem acumulando a maior parte de tudo que é necessário a vida, ainda procuram utilizar dos mecanismos que detém para acumular mais, e nesse processo esmagam seres humanos, e sabendo que esses seres humanos são na maioria branco, quis mostra minha indignação utilizando "branco" como palavra que representa um certo modo de dominação, ou o grupo predominantemente dominador (no sentido econômico, bélico, tecnológico, material,criminal).Axé.